Home / Coluna Felizes para Sempre / 5 dicas para manter um casamento feliz

5 dicas para manter um casamento feliz

Por Lucia Winther

No nosso mundo moderno e conturbado, está cada vez mais difícil manter um relacionamento sadio, estável e feliz.

Não existem segredos mirabolantes e ninguém disse que é fácil, mas dá sim para levar um casamento harmonioso que possa até durar para sempre.

Aqui estão cinco dicas valiosas:

1- Autoconhecimento

Manter o relacionamento com partes bem resolvidas é muito mais fácil do que com problemáticas. A ciência Dianética ensina que nossa mente está dividida em analítica, ou racional, e reativa, aquela que grava sofrimentos do passado e entra em ação quando certos mecanismos internos e externos são acionados. Muitas vezes, palavras, situações, sons ou até mesmo um cheiro podem trazer emoções e atitudes negativas do passado à tona, sem que você entenda porque está se sentindo mal.

Com o conhecimento da atuação da mente reativa, o casal pode controlá-la melhor e não deixar que ela entre ação para atrapalhar seu relacionamento.

2- Entenda suas reações

Inúmeras vezes, uma reação impensada e descontrolada pode colocar tudo a perder. Frequentemente, as pessoas falam e fazem o que não queriam realmente falar e dizer. Mais uma vez, aparece a ciência da Dianética para nos alertar que atitudes reativas tem raízes no passado doloroso. Por isso, da próxima vez, antes de estourar por pouca coisa, pare e pense se realmente está brigando por causa de uma toalha molhada em cima da cama ou se o motivo é mais antigo.

3- Comunique-se

Uma comunicação aberta, sincera e afetuosa, que respeite os pontos de vista do parceiro é fundamental para um bom relacionamento. Não tenha medo de ser honesta, e deixe claro para seu parceiro o quanto é importante para o casamento que conversem e cheguem a conclusões – mesmo que não sejam as mesmas para ambos.

4- Respeite-se

Amor e respeito devem caminhar lado a lado, e isso não pode diminuir com a intimidade. Durante uma briga, quando a situação estiver beirando a violência (física ou verbal), os dois devem sair para lados opostos e dar algumas voltas no quarteirão até que se sintam mais tranquilos para conversar amigavelmente.

5- Nunca fuja dos problemas

Você pode fingir que não é com você, mas não vai acabar bem. Se existe um problema, encare e ataque a questão. Converse e exponha seus sentimentos, abordando vários aspectos do problema. Só assim você vai ficar em paz com seu marido e com si mesma, e poderão seguir em frente.

Mas a dica mais importante destas cinco é se comunicar sempre, mais e mais, mesmo que dialogar pareça uma batalha invencível.

Parece incrível, mas acredite, é sempre melhor falar do que não falar.

A comunicação aumenta os acordos e a afinidade, ou seja, o amor do casal.

Eu aprendi essas dicas lendo os livros do escritor e filósofo americano L. Ron Hubbard.

Eu as aplico frequentemente e posso dizer que funcionam já que neste ano celebrarei 27 anos de casamento feliz!

Por isso, espero que possam ser úteis para você também!

Lucia Winther
www.luciawinther.com.br
Whatsapp empresarial +551150816711