Home / Colunista Alessandra Assis

Colunista Alessandra Assis

Alessandra Assis Coluna Psicóloga Clínica & Coach

Personal & Professional Coach, formada pela sociedade brasileira de Coaching, Psicóloga Clínica e Educacional, atuante em Rádio e TV, formada pela PUC/SP. Atende crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias. Tem como referência os princípios da Terapia Cognitiva Comportamental. 
Possui vasta experiência profissional voltada à educação, tendo passado por diversos cargos, desde auxiliar de classe à Direção. Atualmente, também é sócia – proprietária do Colégio Gutenberg.
 
Realizações:
 
1. TCC – Distúrbios Alimentares: Anorexia Nervosa – Uma Vivência Negativa do Arquétipo da Grande Mãe (dez/95). O aprofundamento sobre o tema durante os anos, fez com que o trabalho multidisciplinar da clínica (nutricionista, psicólogo e psiquiatra), obtivesse sucesso com diversos pacientes com o quadro de transtornos alimentares, tais como: compulsão alimentar, bulimia nervosa e vigorexia.
 
2. TCC – “A Visão Educacional Disciplinar e os Novos Paradigmas” (dez/97) resultou num excelente trabalho de pesquisa sobre como lidar com a tirania dos alunos e possibilita, ainda hoje, profundas reflexões sobre o papel do Corpo Docente na busca da autonomia do aluno e da dinâmica das aulas.
 
• Artigos em revistas educativas, entre eles:
 
“Autoestima”;
 
“O que é dislexia?”;
 
“Limite Para Tudo”;
 
“Estresse Infantil”;
 
“Depressão Infantil”;
 
“A importância da escolha profissional”;
 
“A difícil arte de Educar bem nos dias de Hoje”;
 
“O que há por trás do bullyng?”;
 
“O lado bom e ruim da Gravidez”;
 
3. Matéria para o Guia Super Nanny nº 2 e Revista Super Nanny nº 7 – Tema “Guia de Orientação Sexual”
 
Essa matéria foi uma síntese de 12 anos ministrando aulas e palestras sobre esse tema. Hoje os temas transversais (PCNS) exigem que as escolas abordem o assunto. As perguntas foram elaboradas pelos alunos do Colégio Monteiro Lobato e Colégio Gutenberg. Foram 11 páginas escritas sobre como responder àquelas perguntas “cabeludas” conforme a faixa etária. Além disso, há diversas dicas aos professores. Vale à pena ter em casa, na sala dos professores, na biblioteca da escola, etc.
 
4. Para a revista “sete dias com você” (nº 273-28 de agosto de 2008) foi entrevistada sobre ciúme patológico, um tema também muito comentado por ela em programas de TV.
 
5. Para o Jornal Estadão, respondeu sobre o preconceito em relação à Adoção. Tema este que merece maior reflexão.
 
MÍDIA
 

Desde 2004, é colaboradora assídua de diversos programas de televisão. Debate sobre temas variados relacionados ao comportamento humano. Entende sua participação em programas de TV e RÁDIO como uma colaboração à sociedade sobre temas de fundamental relevância.


Psicóloga & Coach
CRP: 06/49814-6
Fones: 2977-6665  /  999655657