Home / Coluna Felizes para Sempre / Comunicar-se ou não se comunicar, eis a questão

Comunicar-se ou não se comunicar, eis a questão

Todos nós de alguma forma sabemos da importância da comunicação em todas as áreas de nossas vidas. Mesmo assim, em muitas ocasiões, acabamos não falando nada e depois sofremos com as consequências. Lembra-se quando aconteceu com você?
Infelizmente, há muitos conselhos por aí que inibem a nossa comunicação quando recomendam que as pessoas fiquem caladas, como por exemplo, no ditado popular que diz: “em boca fechada não entra mosca”.
Ouvimos também que falar é prata, calar é ouro e outros tantos provérbios que impedem a comunicação ao invés de incentivá-la.
Por que isso é tão difundido se a experiência mostra que a comunicação pode resolver qualquer problema de relacionamento?
Deve ser porque as pessoas, em geral, não sabem os ingredientes necessários a uma boa comunicação. Vão falando de qualquer jeito e acham que é só abrir a boca e ir dizendo tudo o que pensam sem nem sequer observar se o outro, que deveria receber a comunicação, está prestando atenção.
É óbvio que é possível melhorar a comunicação de qualquer pessoa, mas meu objetivo neste artigo é incentivar os leitores a se comunicar, como primeiro passo, e depois buscar formas de aprimorar sua comunicação.

Em relação a relacionamento a dois e casamento, o escritor e filósofo americanos L. Ron Hubbard é categórico:
“Um casamento pleno tem, como ingrediente essencial, um elevado nível de comunicação entre os parceiros conjugais.
A comunicação é, de fato, a raiz de um casamento bem-sucedido, a partir da qual uma forte união pode crescer.” – L. Ron Hubbard
É muito fácil perceber que esta afirmação é verdadeira quando analisamos um casamento que está desmoronando. Em qualquer relacionamento conflituoso vemos que a comunicação vai definhando até quase acabar.
Eu entendo que muitas vezes é difícil se comunicar, pode até ser doloroso, mas é a única saída se queremos esclarecer mal-entendidos e manter os casamentos felizes.
Portanto, quando estiver em dúvida, comunique-se!

Lucia Winther
Comunique-se comigo em www.bit.ly/luciadianetica

Sair Mônica Trevizam