Home / Coluna Psicóloga Clínica & Coach / Dicas para alimentar o amor diariamente

Dicas para alimentar o amor diariamente

Costumamos aguardar datas comemorativas para declarar o nosso amor pelo o outro, mas não é preciso esperar o dia dos namorados ou o aniversário de casamento para fazer algo criativo que surpreenda seu parceiro ou parceira. A manutenção do amor exige um cuidado maior.

Seguem algumas sugestões, a serem usadas se você sentir que são válidas para melhorar o seu relacionamento.

  1. Dialogue, troque informações sobre como foi o dia de vocês. Faça o combinado de dizerem qual foi a melhor coisa do dia e qual foi a pior.
  2. Seja tolerante, valorize as ações e cobre menos do outro;
  3. Busque conhecer lugares e sabores novos, planeje saírem juntos pelo menos uma vez a cada quinze dias; Tenham demonstrações de afeto (abraços e beijos)
  4. Tenha um hobby, uma paixão que não seja seu parceiro, isso faz bem;
  5. Elogie, de verdade, mostre o apreço que tem pelo o outro. Pode ser em virtude de um comportamento, uma roupa ou de uma conquista pessoal ou profissional;
  6. Aponte sempre o que há de positivo no outro (ou na relação) antes de fazer uma crítica;
  7. Evite o “você sempre…” ou o “você nunca…”
  8. Faça declarações espontâneas;
  9. Não despreze e jamais ridicularize seu (sua) parceiro (a);
  10. Envie mensagens gostosas durante o dia. Faça surpresas;
  11. Escolha um ou dois dias da semana para falarem dos problemas financeiros e ou familiares. Não estrague sua rotina diária sempre com os mesmos assuntos chatos;
  12. Durante o sexo, realmente se entregue, fale como prefere, mesmo que já se conheçam há muitos anos, como eu disse anteriormente, as pessoas mudam. Renove, proponha algo diferente. Experimente!
  13. Não faça jogos de ciúmes, deixar a pessoa amada insegura não é saudável para a relação;
  14. Faça um curso de dança ou treinem juntos;
  15. Procure fazer uma massagem ou comprar algo que sabe que o outro goste, sem ele precisar pedir;
  16. Se for mulher, busque dar espaço para o momento do “ficar quietinho” com os pensamentos, não tente entrar na “caixa do nada” do parceiro.

Para conhecer mais sobre esse assunto sugiro o vídeo disponível no Youtube que explica de uma forma sábia e divertida a diferença entre o funcionamento do cérebro masculino do cérebro feminino.

  1. Para os homens, compreendam que a mulher necessita falar e ser ouvida.
  2. Não deixe assuntos pendentes. Durmam em Paz.
  3. Valorize sempre as intenções;
  4. Incentive o crescimento do seu parceiro;

Lembre-se sempre de que o amor é feito de liberdade. É como ter todos os dias outras opções e ainda assim fazer a mesma escolha. Em alguns momentos pode ser que um decepcione o outro, mas com coragem para reconhecer os erros e querer acertar com a habilidade de sonharem juntos sempre haverá forças para recomeçar tantas vezes quantas forem necessárias.