Home / Coluna Psicóloga Clínica & Coach / “Dicas para uma vida sexual saudável”

“Dicas para uma vida sexual saudável”

Não podemos falar em sexualidade saudável sem falar em autoestima. É fundamental que você se goste e saiba as coisas que lhe dão prazer para depois dar prazer ao outro.

Em um relacionamento íntimo saudável, você tem que estar confortável consigo mesmo. Se você está envergonhado por sua aparência ou tem vergonha de dizer o que quer, a relação não irá fluir.

Além de fatores físicos, diversos fatores emocionais, como educação repressora, abusos sexuais, insegurança, ansiedade e estresse emocional, dentre outros, podem desencadear um gatilho que impede a satisfação sexual. Nesses casos é necessário um acompanhamento com um psicólogo ou participar de um processo de Coaching para que padrões de pensamentos sejam revistos.

Nossos pensamentos, principalmente quando são sabotadores, influenciam como nos sentimos e como agimos.

Quando os pensamentos são negativos e disfuncionais é preciso mudar a maneira de pensar para conseguir ter ações mais eficientes e focar no que precisa ser feito para alcançar o objetivo.

Exemplo de uma crença limitadora: “Não posso sentir prazer porque estou fazendo algo errado” (frase característica de uma educação repressora)

Esse pensamento tem que ser modificado para que a pessoa possa se permitir a ter e dar prazer.

Pense no que é preciso ser feito para aumentar a conexão entre vocês?

O que você está deixando de fazer, que se fizesse, traria uma grande diferença para sua vida sexual?

O que lhe impede de ter uma relação saudável com seu parceiro?

Quais são os pensamentos e estados emocionais que ocorrem antes, durante e após o sexo que possam ser limitadora para um melhor desempenho e realização sexual? Converse com seu parceiro sobre essas questões, pois elas podem ser a causa de falta de sinergia entre o casal.

Quebrem tabus juntos.

Você conhece os valores e talentos do seu parceiro? Quando cada um sabe o que é importante para o outro, o casal se fortalece.

Uma relação sexual feliz precisa de diversão. Deve haver um cuidado maior para que uma maturidade exagerada na relação não estrague a espontaneidade de ambos.

Elogios, contato físico, admiração e brincadeiras sexuais que despertem o desejo e a curiosidade durante o dia, devem ser feito por telefone ou por redes sociais para apimentar a relação.

Não menos importante é o diálogo sobre o que gosta, como gosta e o que não gosta. Muita cumplicidade e verdade fazem com que qualquer relação sexual seja bem satisfatória.


É preciso dizer claramente o que desejamos e como gostamos, o que esperamos, não podemos acreditar que o outro vai adivinhar e com o sexo também é assim, é preciso direcionar. Quando não entender algo, não tire conclusões precipitadas, indague, questione e só depois conclua. Não julgue! 
 Conheçam as fantasias de cada um. Procure realizá-las.

 

 

Por que fazer sexo?

1.     Porque é divertido e saudável;
2.     O sexo é muito bom para a saúde, faz nos sentirmos mais homem e mais mulher;
3.     Libera endorfina que faz relaxar e dar prazer, despertando uma sensação de euforia e bem-estar.
Durante o orgasmo, um neurotransmissor chamado ocitocina, popularmente conhecido como hormônio do amor, é liberado por certas partes do cérebro e está intimamente ligado à sensação de prazer, bem estar físico e emocional, e à sensação de segurança e de fidelidade entre o casal.
5.     Queima calorias, ajuda a dormir melhor, diminui o estresse;
6.     Faz com que você e o parceiro possam expressar amor, romance e paixão um pelo o outro e cria um elo de cumplicidade importantíssimo para qualquer relacionamento;
7.     A abstinência sexual é fonte de ansiedade, paranoia e depressão. Portanto, é muito importante a prática sexual.
O enamoramento é essencial em qualquer idade e tempo de casamento. A sedução tem que ser ininterrupta. Reinvente sua rotina procurando inserir sempre uma nova forma de sedução toda semana. Invista em seu relacionamento. Acredite que o sexo é uma forma de mostrar ao outro que você o ama sem reservas. Utilize o espaço do seu quarto sem preconceitos, sem limites nem fronteiras. Viva o erotismo a dois! Faça do sexo uma celebração ao seu relacionamento! Uma ode à paixão! Assim, todas as demais esferas do relacionamento irão fluir bem e naturalmente!


 

Clínica Multidisciplinar Alessandra Assis
Contatos: 
Rua Augusto Tolle, 875/901
☎ Fone: (011) 2977-6665
📱 Cel / WhatsApp: (011) 99965-5657
alessandra.psicologa@hotmail.com
http:// www.alessandraassis.com/
https://www.instagram.com/ alessandraassis

Check Also

Como ter a micropigmentação ideal

Por Èlida Rocha Para fazer a escolha certa, saiba de alguns detalhes importantes sobre a …

Cuidados com as mãos

Por Nina Rocha Mãos com manchinhas, veias aparentes, pele flácida, muito fininha e com aparência …

Flores ideais para decorar a casa no outono

Por Caroline Rodrigues Especialista indica algumas plantas da estação e os cuidados para mantê-las CURITIBA, …

Como garantir uma festa de sucesso na hora de escolher o buffet

Por Katia Marchena Um dos maiores prazeres da vida é comer. As refeições unem famílias, …

Dicas para alimentar o amor diariamente

Costumamos aguardar datas comemorativas para declarar o nosso amor pelo o outro, mas não é …