WhatsApp

+55 (11) 98627- 2314 | Atendimento: (11) 2941-0897

Origem da expressão Lua de Mel - Vitrine das Noivas

Lua de Mel

15/08/2017 às 10h26 - Atualizada em 15/08/2017 às 10h26

Origem da expressão Lua de Mel

Monica Trevizam
São Paulo - SP
FONTE: Google

Destino romântico para Lua de Mel

O nome "lua de mel" vem dos antigos costumes nórdicos do século XVI, em que os recém-casados eram incitados a beber hidromel (bebida alcoólica derivada da fermentação do mel diluído em água e com grande variedade de estilos) durante a primeira lua cheia ou a  mais próxima do casamento.
Uma bênção
O casal bebia para receber a bênção dos deuses que proporcionavam fertilidade para conceber filhos. O hidromel também foi o único alimento de Odin, o pai de todos os deuses nórdicos e foi considerado uma bebida que lhe deu poderes sobrenaturais. Por isso, era uma poção mágica que ele também oferecia aos druidas e para as tribos celtas antes de enfrentar os romanos na antiga Gália.
Babilônia e Roma
Na Babilônia há mais de 3.500 anos, o pai da noiva presenteava o noivo com cerveja de mel durante a lua cheia ou durante um mês, para desejar sorte e fertilidade. Em Roma era a mãe da noiva que depositava, por cerca de um mês, uma vasilha com mel no quarto do casal.  O mel representava a fertilidade e também era usado como um tônico revigorante e um creme para a beleza da noiva.
Lua cheia
Durante a Idade Média na Alemanha, seguindo a influência da mitologia alemã, os casamentos costumavam ser realizados somente em noites de lua cheia e os casais bebiam hidromel durante os trinta dias após a cerimônia para trazer felicidade e gerar filhos. Talvez é de onde provém o nome de "lua de mel".
A origem da expressão Lua-de-mel é bastante curiosa.
Na época não se tratava de uma noite linda de amor após a união do casal como acontece hoje, mas sim da captura de uma mulher por um homem apaixonado. E muitas vezes contra a vontade da futura noiva.

Depois de capturar a moça, o noivo a escondia por um mês, sob a semana da lua cheia.
Durante este período, bebiam uma mistura afrodisíaca, adocicada com muito mel, até que ela se rendesse aos braços apaixonados do futuro noivo. Por isso “lua de mel”.



Fotos: Intravel Turismo

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 114 VEZES

Comentários

Veja também










© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados