Home / Gastronomia / Cerrado baiano no menu de verão de Marina Sabino

Cerrado baiano no menu de verão de Marina Sabino

Cerrado baiano no menu de verão de Marina Sabino

A chef Marina Sabino e seu polvo com maxixe e vinagrete: entrada de verão (Foto: Helena Omena)

As frutas presentes no cerrado norteiam o cardápio de verão criado pela chef Marina Sabino, do restaurante Casa Marina, em Barreiras, Bahia. Umbu, seriguela, acerola, cajarana, biri-biri e pequi estão nos pratos do menu da temporada, em criações que resgatam o melhor que o bioma oferece. Além das frutas, as carnes de bode e de pato de terreiro (criado solto, à semelhança da galinha caipira) e peixes de rio são outros ingredientes que demonstram a busca de Marina por produtos ofertados por criadores e extrativistas do cerrado baiano. “Continuo a procura por pequenos produtores da região, que têm muito a oferecer”, diz a chef.

Entre os destaques está a refrescante entrada de polvo com maxixe e umbu, onde a fruta oferece acidez e frescor ao prato, em um surpreendente vinagrete. Vem à mesa acompanhada pelo trio de pães (pão de queijo baiano, tapioca e pão da casa). “O pão de queijo baiano é minha variante do pão de queijo tradicional, com cuscuz de milho em sua massa”, explica Marina.

Moqueca de bode, feijão-verde e biri-biri, fruta cultivada nos quintais dos
pequenos produtores do cerrado da Bahia (Foto: Helena Omena)

O novo menu também abriu espaço para as saborosas carnes de bode (moqueca de bode, feijão-verde e biri-biri) e de pato (ragu de pato de terreiro com pequi e nhoque de mandioca), além da ova de peixe de rio, que aparece no espaguete nero com açafrão-da-terra.

Já a suculenta e aromática cajarana surge em forma de sorvete, e o cacau do cerrado está em três texturas de chocolate, as novas sobremesas do menu deste verão.

Ragu de pato de terreiro com pequi e nhoque de mandioca;
e acima, polvo com maxixe e embu (Fotos: Helena Omena)