Home / Coluna Psicóloga Clínica & Coach / Pequenos detalhes do ciúmes”

Pequenos detalhes do ciúmes”


O ciúmes é uma característica da personalidade que causa inquietação em alguns indivíduos. O ciúmes normal é transitório e baseado em fatos. O maior desejo é preservar o relacionamento.
Porém, no ciúmes patológico há o desejo obsessivo de controle total sobre os sentimentos e comportamentos do outro. Ele sufoca o outro e faz com que o ciumento não tenha vida, gastando toda sua energia em provar de que está certo por desconfiar assim: checa tudo que o (a) parceiro (a) faz.
O ciúmes é um sentimento complexo, profundo, pessoal é subjetivo.
As maiores causas do ciúmes são por insegurança e autoestima baixa. Muitas vezes em terapia, encontramos outros motivos na infância, como dinâmica familiar complicada.
Alguns dizem que o ciúmes apimenta a relação ou que significa que a pessoa realmente te ama. No entanto, não devemos medir um amor pelo ciúmes que o parceiro sente ou não por nós. É normal zelar pela relação, porque também ser indiferente não traz nenhum benefício. O exagero faz a pessoa que sente sofrer com as paranóias que cria e o outro que é alvo de sua posse e loucura sofre ainda mais.
Uma relação saudável é aquela em que os dois se afastam para viver suas particularidades (trabalho, encontro com amigos, hobby) e ao se encontrarem mostram saudades, alegria do reencontro e troca de informações e vivências do dia a dia. Para o sucesso de uma relação é preciso confiança mútua, admiração e respeito,
A vítima deve sempre colocar limites, não devendo alimentar a dinâmica doentia do parceiro. Jamais deve se submeter a exigências infundadas.
Em casos patológicos ambos são vítimas e ambos precisam de tratamento. Normalmente o ciumento patológico precisa de terapia com acompanhamento medicamentoso paralelo e quem sofre com as cobranças precisa de terapia para aprender a se relacionar sem abrir mão da sua liberdade, sem ceder sempre e para compreender o porquê se submete a esse tipo de relação dominadora. Ambos em comum acordo, fazendo seus acompanhamentos e refletivo sobre mudança de comportamento, podem conseguir ter relações saudáveis e promissoras.
“Os ciumentos sempre olham para tudo com óculos de aumento, os quais engrandecem as coisas pequenas, agigantam os anões e fazem com que as suspeitas pareçam verdades. “ Miguel de Cervantes

Clinica Multidiciplinar Alessandra Assis www.alessandraassis.com

Contato: 2977 6665

Check Also

Como encontrar sua parceira ou parceiro ideal

Gozamos, a plena liberdade de escolha dos nossos relacionamentos, mas isto não resolve todos os …

%d blogueiros gostam disto: