Stress

Stress é uma reação com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge à necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância. Este evento pode ter um sentido negativo ou positivo. Por exemplo os preparativos para uma grande festa de casamento, apesar de positivo pode causar stress.
Ele pode ser benéfico em doses moderadas, pois em momentos de tensão produzimos uma substância chamada adrenalina (ou dopamina) que nos dá ânimo, vigor, entusiasmo e energia. Quando produzimos adrenalina ficamos em “alerta” prontos para fugir das situações mais difíceis. Nesta fase do stress, frequentemente, sentimos taquicardia, tensão muscular, boca seca, nó no estômago e ficamos com as mãos frias e suadas.
Se o stress é continuado, o organismo se cansa em excesso e a pessoa começa a se desgastar demais. Os sintomas desta fase são sensação de desgaste generalizado e dificuldades com a memória.
As consequências do stress excessivo podem ser: gastrite, problemas de pele, quedas de cabelo e hipertensão arterial entre outros.
Também pode ocasionar depressão e ansiedade.
Estes sintomas são reversíveis e o indivíduo tende a ficar bom se não chegar na fase da exaustão. Nessa fase a pessoa não tem mais energia, fica incapacitada de se concentrar, de trabalhar e não tem vontade de fazer mais nada.
Para se proteger é importante uma boa alimentação, relaxamento, exercício físico, estabilidade emocional, desacelerar, rever conceitos, buscar ajuda terapêutica, ter mais qualidade de vida, mantendo equilíbrio em todas as áreas da vida, como: social, profissional, afetiva e a que se refere à saúde.
Controle seu stress emocional, aprenda a gerir melhor seu tempo e seja mais feliz.
Não hesite em pedir ajuda, o stress quando não controlado é muito prejudicial.

Clinica Multidiciplinar Alessandra Assis Tel:29776665 / 99965 5657

Check Also

Como encontrar sua parceira ou parceiro ideal

Gozamos, a plena liberdade de escolha dos nossos relacionamentos, mas isto não resolve todos os …

%d blogueiros gostam disto: